Entre Marvel e Fox, onde ficam os Skrulls? | JUDAO.com.br

James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia, esclareceu a dúvida e, assim, abriu um leque de possibilidades

A divisão dos personagens da Casa das Ideias nos cinemas é uma confusão enorme. Como em qualquer contrato, são inúmeras as brechas que permitem, por exemplo, a Fox e a Marvel Studios a utilizarem Mercúrio e Feiticeira Escarlate ao mesmo tempo – por mais que a segunda não possa usar a palavra “mutante”, nem citar o pai dos irmãos. Ao mesmo tempo, o Hulk pode aparecer em quantos filmes dos Vingadores quiserem, mas, se for uma produção solo, precisa cair também umas verdinhas na conta da Universal... Enfim.

Os Skrulls também fazem parte dessa área CINZA dos contratos que a Marvel assinou pra evitar que sumisse do mapa, nos anos 90. Já tínhamos ideia de como tudo funcionava mas, agora, as coisas ficaram claras.

Um fã, no twitter, comentou com o diretor James Gunn, de Os Guardiões da Galáxia, que é estranho a Marvel Studios ter direito a usar os Kree, outra raça alien da editora nos gibis, enquanto os Skurlls estariam fora dos limites. Foi aí que Gunn disse que “alguns Skrulls específicos estão com a Fox. Mas os Skrulls, como um todo, são divididos”.

Pra entender este rolo, vamos voltar no tempo. Os Skrulls foram introduzidos como uma raça transmorfa de outro planeta por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four #2, de 1962. Nessa história, a família heroica encontra um grupo de quatro impostores, que se passa por eles. Eventualmente descobrimos que esses caras eram aliens que queriam conquistar a Terra – e derrotar o Quarteto era o primeiro passo neste objetivo.

Derrotados, os Skrulls voltaram para a prancheta e desenvolveram o Super-Skrull, um Skrull melhorado que possuía todos os poderes do Quarteto, mas que também foi derrotado. Outros agentes aliens se seguiram, como Paibok e Skrull-X. Por algum tempo, esses vilões apareceram basicamente nas páginas de Fantastic Four.

Porém, isso tudo mudou num dos maiores clássicos da Marvel: a Guerra Kree-Skrull. A saga, publicada entre 1971 e 1972 nas páginas do gibi dos Vingadores, esclareceu que as duas raças intergalácticas da Casa das Ideias possuíam uma RIXA histórica e estavam no meio de uma guerra – que estava envolvendo o nosso planetinha azul no meio do conflito. Eventualmente, os Vingadores (com uma força do Uatu, o Vigia) conseguem trazer um pouco de paz e evitar a aniquilação da Terra.

A partir daí, os Skrulls se tornaram mais do que vilões do Quarteto Fantástico, quase que como o Dr. Destino. Eles passaram a ter importância em sagas como Aniquilação e Invasão Secreta, por exemplo.

Invasão Secreta

E aí chegamos ao acordo entre Marvel e Fox, assinado no final dos anos 1990. Nunca ninguém de fora dessas duas empresas viu exatamente o que diz no tal contrato, mas é de se esperar que existam cláusulas que digam que o pessoal do Estúdio da Raposa pode produzir filmes com o Quarteto Fantástico e personagens correlatos que surgiram nas páginas dos gibis do grupo. E isso inclui, obviamente, os Skrulls.

Só que já vimos também que a Marvel Studios pode, também, se utilizar de personagens que sejam profundamente identificados com a mitologia dos Vingadores. Veja o próprio caso de Feiticeira Escarlate e Mercúrio: muito do cânone desses heróis foi estabelecido nas páginas dos Maiores Heróis da Terra, elementos que podem ser utilizados pela Casa das Ideias no cinema.

Este também é também o caso dos Skrulls. Afinal, eles são os vilões de um dos maiores clássicos dos Vingadores. São elementos INTRINSECOS ao cânone do time.

OU SEJA: a Marvel Studios pode usar os Skrulls numa adaptação da Guerra Kree-Skrull ou da Invasão Secreta, por exemplo. O próprio Gunn, se quiser, pode introduzir um personagem dessa raça em Guardiões da Galáxia Vol.2. Aliás, Jamie, você podia já usar a Replica, que apareceu na revista dos Guardiões no começo dos anos 1990. Só pra dar um gostinho, sabe?

PORÉM, Super-Skrull, Anelle, Bartak, Lyja (a ex do Tocha-Humana), Paibok e todos os outros Skrulls identificados quase que exclusivamente com o Quarteto Fantástico estão com a Fox e são território inimigo pra Marvel. Resta saber se, um dia, a Raposa vai conseguir utilizá-los, né?

“Ah, então se é assim, por que temos os Chitauri aparecendo no primeiro filme dos Vingadores?”. Sim, é verdade que os Chitauri são (originalmente) a versão do Universo Ultimate das HQs para os Skrulls. Na época, muita gente conjecturou que a presença deles no filme dos Maiores Heróis da Terra era só pra evitar alguma treta jurídica com a Fox mas, segundo Kevin Feige, a razão era o fato de “muita coisa estar acontecendo no filme”.

Sinceramente? A Casa das Ideias simplesmente não quis gastar um elemento importante como uma raça alien genérica usada por outro vilão pra conquistar a Terra. Para esse papel, usaram a também versão genérica dos Skrulls e tá tudo ótimo. A parte boa ficou guardada na manga, pra uma oportunidade melhor.

Isso tudo abre o caminho pra, quem sabe, vermos uma guerra intergaláctica no Universo Marvel dos cinemas. Bom material pra inspirar é o que não falta. ;)