O que não significa que você que tá aí e tem uma ideia vai poder participar muito fácil… Mas já é meio que alguma coisa. :P
“Escreva todo dia. Entre em todos os concursos, se inscreva em todos os programas de roteiro de estúdios / redes”, aconselhou Steven DeKnight, criador de Spartacus e roteirista de séries como Demolidor, Smallville, Angel e Buffy, além de diretor de Círculo de Fogo 2, a um seguidor no seu twitter.
Muito se discute sobre a qualidade do roteiro no Brasil — especialmente em séries e filmes, que praticamente inexistem por aqui. Praticamente não, sejamos sinceros: não existe uma indústria de entretenimento no nosso País. A ideia de um spec script por aqui, por exemplo, como o do episódio de Arquivo X que acabou resultando em Premonição, soa como absurdo.
Mesmo o conselho de DeKnight, sobre concursos e programas, não parece tão real na nossa realidade... Mas isso tá mudando. A FOX Networks Group Brasil lançou nessa segunda (14) uma plataforma de produções originais que, até 15 de Junho, vai receber inscrições de projetos de ficção, não-ficção (tipo reality shows) e factuais (docu-ficção, ciência, exploração e investigação) que, POSTERIORMENTE, serão analisados e, se tudo der certo e nada der errado, produzidos e exibidos em um dos canais Fox (FOX, FX, FOX Life, FOX+, Nat Geo, Nat Geo Wild e FOX Play).
Claro, a ideia não é especificamente de ROTEIROS, mas sim de IDEIAS, o que significa que não vai adiantar nada mandar um spec script ou sequer você vai melhorar e aprender seu texto. Além disso, o regulamento já indica o público alvo das ideias, além de não permitir pessoas físicas inscrevendo projetos (exceto representantes de produtoras e pessoas jurídicas, que têm a ver com a lei )... mas talvez seja alguma coisa.
“Ao focar no conteúdo, a FOX pretende fomentar o desenvolvimento de bons programas de TV. É um bom momento para aproveitar a diversidade do mercado independente brasileiro. Um mercado emergente, transbordando de ideias e propostas. Tenho certeza de que colheremos bons frutos e que desenvolveremos boas ideias” disse Zico Góes, diretor de produção e conteúdo da Fox, em comunicado oficial.
Ele diz sobre “mercado independente brasileiro”, mas veremos até que ponto grandes produtoras não dominarão essa brincadeira... Enfim. Passada a primeira etapa de seleção, aí os projetos vão entrar no esquema de pitching – e os criadores terão que defender a ideia pessoalmente, no peito e na raça, diante de executivos do canal, em reuniões que serão realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo.
O JUDÃO teve a oportunidade de acompanhar um pitching aberto, em 2009, realizado pelo Cartoon Network para a sua nova série original. O mais legal é que o vencedor foi justamente o cara que apresentou o projeto da maneira mais simples possível – enquanto as produtoras profissionais trouxeram pequenos trechos de animação já prontos, quase trailers, e equipes enormes, tudo que o cara fez no esquema independente foi apresentar alguns rascunhos e uma descrição de cada personagem. Sozinho. E ele ganhou, vejam só. Estamos falando de O Irmão do Jorel – mas é importante que se diga que, aprovado em 2009, o projeto só se tornou desenho animado de fato em 2014. Tenha consciência também de que as coisas não são assim tão rápidas. ;)
Bom, se você representa uma produtora ou pessoa jurídica, tem um projeto de comédia, drama, ação, aventura, procedural, ficção histórica, docu-soap, moda e beleza, reality show de competição e de relacionamento, docu-ficção, ciência, exploração e investigação e quiser se inscrever, click aqui e boa sorte. :)