Esqueça essa história de que eles já devolveram o Quarteto Fantástico pra Marvel em troca de duas séries de TV. ES-QUE-ÇA. Mas sim, as séries de Legion e Hellfire vão rolar, co-produzidas pela Marvel e pela Fox.
ATIVOS. No mundo dos negócios, é isso o que importa. São esses ativos que, depois, se transformam em dinheiro. Uma empresa que produz telefones celulares, por exemplo, tem como ativos as 888 patentes que fazem com que o APARATO seja minimamente legal sem que alguém saia gritando por aí que se trata de um plágio. Numa empresa de entretenimento, os ativos são seus personagens.
É na busca de ativos — e, assim sendo, a possibilidade de ganhar mais dinheiro — que a Disney foi lá no mercado e trouxe pra casa a Marvel e a LucasFilm. Foi também pelos ativos que a Marvel conseguiu evitar a falência, quando vendeu os direitos dos seus principais personagens pra que estúdios produzissem filmes.
Com Homem-Aranha, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Demolidor, X-Men e Quarteto Fantástico em mãos, a Sony e a Fox passaram a ter acesso a MILHARES de personagens, que poderiam protagonizar incontáveis filmes, bastando apenas que eles começassem a ser produzidos de tempos em tempos e estreassem em outros tempos em outros tempos.
É por isso que tivemos dois filmes do Justiceiro, outros dois do Motoqueiro Fantasma, por exemplo. Só que a relação entre a Sony e a Marvel sempre foi mais de SOCIEDADE, o que fez com que eles se preocupassem um pouco menos na hora de desencanar desses personagens e vê-los retornando para a Marvel.
Com a Fox, a relação é MUITO mais complicada. Um novo filme do Demolidor nunca foi descartado — e, na verdade, foi tentado até o último segundo — mas, enrolada no próprio rabo, a raposa acabou perdendo os prazos e, consequentemente, os direitos do personagem e todo mundo que o cerca. Como resultado, uma série com um público mais segmentado, mais pé no chão, mais violento e adulto, além de um PUTA DUM SUCE$$O.
Uma lição que os engravatados da Fox tiveram que engolir.
Já há algum tempo a Fox anda dizendo que quer levar o seu universo mutante pra TV, como a Marvel Studios fez a partir de Agents of SHIELD — o que é uma ideia realmente interessante. O que não falta é mutante que, por mais legal que seja, acabaria sobrando nos filmes.
Fora que a Fox é um império da televisão. O próprio canal HOMÔNIMO, que aqui no Brasil é fechado, é uma grande emissora aberta lá nos EUA, parte do “Big Four” ao lado de ABC, CBS e NBC. Há ainda o FX, um canal pago de alguma relevância e que precisa preencher a grade com nomes reconhecidos.
Marvel e Fox vão co-produzir as séries de Hellfire e Legion
O problema é que o acordo inicial entre a Marvel e a Fox não incluía séries de TV — o que significa que, sim, a Marvel poderia fazer uma série do Wolverine, por exemplo... Se isso não fosse acabar servindo como um comercial de no mínimo 30mins por semana, em TV aberta, no horário nobre, pro que a Fox faz no cinema. Então, sobrou pra 20th Century Fox Television um acordo com a Marvel Television, que já vai começar com Hellfire e Legion.
Pra emissora paga, a ideia é colocar a série do Legião, que é o filho do Charles Xavier e sofre com as vozes e visões que o perturbam. Um nome famoso por trás, uma história que tangencia os filmes, com uma trama mais psicológica escrita e produzida por Noah Hawley (criador de Fargo), pode funcionar muito bem. Já no caso da rede aberta, teríamos o Hellfire, com o Clube do Inferno já apresentado em X-Men: Primeira Classe, o que potencializa o número de telespectadores e seria produzido por uma galera que já esteve nos filmes do reboot de Star Trek e em 24 Horas.
Com esse crossmedia aí, todo mundo sai ganhando. Inclusive a própria Marvel, claro. Ela nunca iria fazer uma série de TV com esses personagens, mesmo que num universo a parte dos filmes. Porém, com esse acordo, os mutantes finalmente vão poder ganhar essa nova mídia com a força dos cinemas (o que é inegável) e ainda vai chover uma graninha lá no escritório da Casa das Ideias... E eles sabem usá-las melhor que o pessoal da Fox.
Todo esse novo acordo nos levou a um rumor, publicado no Den of Geek, que dizia que, em troca dos direitos televisivos dos Mutantes, a Fox teria concordado em devolver, assim, de MÃO BEIJADA, os direitos cinematográficos do Quarteto Fantástico — e, como manda o figurino, de todos personagens diretamente ligados a eles, como Galactus, Dr. Destino e Surfista Prateado.
Esse, aliás, seria um dos novos filmes programados pra 2020, anunciados na semana passada.
Pode estar mais pra passivo, mas o Quarteto Fantástico é um ativo da Fox. É uma possibilidade de dinheiro. E eles não vão iriam abrir a mão desse possível dinheiro pra mais ninguém, ao mesmo tempo em que SE EU NÃO DURMO NINGUÉM DORME, evitando que um estúdio concorrente lucrasse... Como aconteceu com o Demolidor.
Vamos ser práticos, aqui: por mais que o Quarteto Fantástico possa parecer defasado em relação a esse mundo de “explosões e anti-heróis grunhindo”, a equipe falhou nos cinemas menos por inabilidade do estúdio do que pelo material usado como inspiração. Talvez o Quarteto Fantástico não seja pro blockbuster, pro grande filme. Talvez seja aquele filme médio, divertido, pra família. Uma redefinição de expectativas e investimentos poderia ser a solução, e não a MÃO BEIJADA que seria abrir mão dos personagens.
A Fox não iria entregar, de mão beijada, os direitos do Quarteto Fantástico. E esse acordo só prova que eles pretendem ficar com os X-Men por muitos e muitos tempos, ainda
Com o Quarteto Fantástico não há essa pressa toda de começar a produzir algo JÁ, como tinha com o Demolidor. Dá, ainda, pra Fox se enrolar um pouco. E, se fosse pra recorrer à Casa das Ideias, faria mais sentido fechar um acordo de co-produção, compartilhando tudo, como a Sony fez ao renegociar os direitos do Homem-Aranha — ou como eles fizeram agora com a TV.
Esse, talvez, fosse o caminho que eu escolheria. Ou isso ou um X-Men vs. Quarteto Fantástico. :D
A vantagem pra Marvel não é (nem nunca foi) pegar de volta o Quarteto Fantástico, mas sim poder botar um pouco mais as mãos na tão bem-sucedida franquia mutante da Fox. Apenas isso.
Agora, se tudo continuar dando errado pra Raposa — tipo, REALMENTE errado, MUITO... A Marvel Studios tem tudo planejado. É improvável, mas vai que? ¯\_(ツ)_/¯