Morte do Deadpool: um possível plano B da Marvel? | JUDAO.com.br

O Mercenário Tagarela vai morrer “de uma vez por todas” e ter o gibi cancelado em abril – hora de entender então se a relação entre Fox e Marvel teve ligação com isso

A relação entre Marvel e Fox é, como você sabe, bem delicada. Tudo começou com uma venda dos direitos de adaptação dos mutantes e do Quarteto Fantástico ainda em meados dos anos 1990, para salvar a Casa das Ideias da falência – e, agora em 2015, pode estar levando a editora a matar e cancelar o Deadpool na melhor fase de vendas do personagem.

Sim, o Mercenário Tagarela vai morrer. O anúncio foi feito nessa sexta (09), via Nerdist (e se você seguisse o @JudaoNEWS no twitter já saberia disso!). Tal fato vai acontecer em Deadpool #250 (ou #45, contando só a atual série do personagem), que também será a última edição. “De uma vez por todas”, cravou o site – uma frase que não foi ecoada na entrevista que veio a seguir, com o roteirista Gerry Duggan e o editor Jordan White.

“Ninguém morre DE VERDADE nos quadrinhos, a não ser que você se chame Ben Parker ou Gwen Stacy”, você deve estar pensando, incrédulo. Mas isso pode fazer sentido, se considerarmos o caso Quarteto Fantástico. Com o reboot estrelado pela super-heroica família em produção e pouco dinheiro caindo nos bolsos da Marvel, a editora preferiu cancelar o gibi mensal da equipe. (Oficialmente, porém, nunca houve uma razão. Axel Alonso, editor-chefe da Casa das Ideias, brincou com essa história de “fazer pouca grana” durante a NYCC e Jim Gianopoulos, CEO e Chairman da Fox, afirmou que não acredita que a decisão tenha sido por conta do filme. “O gibi não tava vendendo bem...”)

A mesma estratégia poderia acontecer com o Deadpool. Afinal, a Fox anunciou no último ano que o filme finalmente sairá, em Fevereiro de 2016. O contrato que cedeu os mutantes (incluindo o Mercenário Tagarela) pro Estúdio da Raposa é provavelmente exatamente nos mesmos termos que o do Quarteto. Somando 1+1: por que a Marvel iria querer publicar uma HQ que, mesmo que indiretamente e com pouco impacto, vai promover um filme com o qual seu parceiro ~sacana vai lucrar quase que totalmente sozinho? Pois é.

Deadpool #250

Pesos diferentes

Apesar de tudo, não dá comparar o Quarteto Fantástico com o Deadpool atualmente. A grande cria do MESTRE Rob Liefeld vive aquele que é o seu melhor momento em vendas. A comparação mais correta é com os X-Men – e nem é porque, eles são mutantes.

Diferentemente do Quarteto, os Homens-X do Sr. Xavier vendem bem. Talvez não tanto quanto no passado, mas são inúmeros os títulos mensais baseados na franquia. Tirá-los de vez das comic shops teria um efeito mais negativo na própria Marvel do que na Fox – afinal, não são mais as publicações mensais que ajudam a vender o filme, mas os próprios filmes que turbinam essas vendas.

O Deadpool entra na mesma conta. Pra você ter uma ideia, Deadpool #37 foi 26º gibi mais vendido em novembro do ano passado, de acordo com dados do ComiChron e da distribuidora Diamond. Foram 51 mil exemplares. Uncanny X-Men #28 foi a HQ mutante mais vendida, com 55 mil exemplares. Fantastic Four #13, do mesmo mês? 25 mil de tiragem e 97º posto.

Percebe a diferença que cada um faz?

Dá pra dizer, então, que o cancelamento não tem conexão com esse possível boicote às propriedades da Fox... hoje. Também fica cada vez mais claro que a Marvel tá fritando tudo que não pode levar ao cinema e aumentando o espaço daquilo que tem nas mãos pra tela grande.

the_uncanny_inhumans_a_p

Wolverine teve retirado o fator de cura e morreu recentemente. No lugar veio Wolverines, HQ com diversos personagens relacionados e, dizem, a X-23 deve ser a próxima a utilizar o ~título Wolverine. Não que Logan vá ficar perecido pelo resto da eternidade, mas fica claro que a Marvel continua lucrando com o nome famoso ao mesmo tempo em que tira o personagem de circulação, dando destaque para outros que sim, também estão com os direitos de adaptação nas mãos da Fox, mas que não estão dando dinheiro ao estúdio nesse instante.

Enquanto isso, os Inumanos vão crescendo... Uma substituição não é só possível, como uma ótima estratégia pra editora. Eles estão prestes a ganhar um terceiro título mensal, algo inédito, com um complemento no título BEM conhecido pelos leitores mutantes. Uncanny Inhumans ainda traz na capa o Raio Negro, histórico líder dos caras, com um visual aparentemente careca. Um novo Charles Xavier? Pelo jeito...

De certa forma, foi o que fizeram com os Guardiões da Galáxia. Antes um esquecido grupo dos quadrinhos, os personagens entraram em um plano de resgate que começou a ser executado com o retorno do time nas HQs e culminou com um filme especialmente lapidado para fazer com que personagens como Rocky, Groot e Drax entrassem no imaginário popular. Um bom lucro que não precisa dividir.

E o Deadpool? Bom, custo a acreditar que ele fique morto por muito tempo. Só que esse período de hiato pode servir, como no caso do Wolverine, pra testar um Plano B, pra sacar como fica a Marvel sem ele. Só que essa lacuna, a do herói divertido e que brinca como ninguém com os quadrinhos enquanto mídia, vai ser difícil de suprir. Vamos lembrar também que o Mercenário Tagarela permite diversas brincadeiras impensáveis para qualquer outro herói ou anti-herói, ao quebrar a quarta parede e conversar com o público. Não duvido nada que ele retorne do mundo dos mortos como um Inumano.

Não, isso não tiraria o personagem das mãos da Fox – mas que seria uma bela zoeira da Marvel, isso seria... ;)

(Foto lá em cima: Ron Gejon)