O fator Pinguim de Gotham | JUDAO.com.br

Oswald Cobblepot é, ao lado da Fish Mooney, a grande surpresa da série

SPOILER! E assim se foram os cinco primeiros episódios de Gotham, concluídos nos EUA esta semana. Nesse período, a série se mostrou promissora, flertou com o marasmo e, justamente no quinto episódio – Viper, deixou totalmente claro que tem um grande trunfo na manga: Oswald Cobblepot, aquele que o mundo já está começando a conhecer como Pinguim.

Desde o começo, Gotham é a história de James Gordon e Bruce Wayne, claro. Mas, mais do que nunca, fica claro que a história DELES é a menos interessante ali. Na verdade, o olhar inicialmente puro dos dois, que aos poucos é contaminado por toda a sujeira da cidade, é o que motiva a série – aí, nesse contexto, é a sujeira que ganha cor, que ganha vida.

Por isso a importância do Pinguim. Oswald da TV foge completamente dos clichês dos quadrinhos, ou mesmo do filme do Tim Burton. Os produtores executivos Bruno Heller, Danny Cannon e John Stephens resolveram apostar em Robin Lord Taylor para mostrar um vilão doentio, manipulador – que ainda erra, é verdade, mas que consegue colocar o protagonista James Gordon nas mais interessantes situações ruins quando faz isso.

É Cobblepot que faz todo esse universo acontecer. É ele quem fomenta as disputas entre as famílias Maroni e Falcone. Não é à toa que sua frase “a guerra está chegando” se tornou o abre de todos os episódios, até agora. A guerra não apenas está chegando, como tem nele o principal incendiário.

Gotham

Claro, Fish Mooney, criada especialmente para Gotham e muito bem interpretada por Jada Pinkett Smith, também é um dos destaques. Imaginar o que ela fará pra acabar com o domínio do Falcone, querendo até seduzí-lo com um grande plano elaborado, é algo que empolga. Mas, nisso tudo, ela é apenas uma pessoa inescrupulosa. Falta a doença, o parafuso a menos, aquilo que faz dos vilões do Batman tão interessantes – e algo que não falta nessa versão atualizada e mais sombria do Pinguim.

Até por isso, há algumas teorias por aí sobre o Oswald Cobblepot de Gotham não se tornar, no futuro, o Pinguim que todo mundo conhece, mas sim uma nova versão do Coringa. São pessoas que citam a crescente personalidade doentia do personagem pra justificar isso. Sinceramente? Não parece ser esse o caminho.

Na realidade, o que fica claro é que os produtores estão guardando Jack Napier (ou Capuz Vermelho ou qualquer nome que usem para o pré-Coringa) pra mais para frente. Nesse caso, nada mais justo que botar uma pitadinha de roxo no Pinguim, junto com uma expressão maluca. Afinal, isso faria falta no universo de Gotham, mesmo que seja “antes do Batman”.

Por tudo isso, o episódio de 3 de Novembro parece bastante promissor. O título? “Penguin’s Umbrella”. ;)

Pinguim

Enquanto isso, Gotham vai percorrendo uma trajetória menos interessante na história principal. Ok, é verdade que Viper engrenou mais as coisas. James Gordon teve um trabalho melhor como detetive, sem provas caindo no colo dele – e ainda tivemos um ótimo easter egg para fãs de quadrinhos. É que Viper foi descrita como uma forma anterior da droga Venom, que, na saga “A Queda do Morcego” das HQs, é finalmente usada por Bane para acabar com o Batman. “I Will Break You!”, sabe? Começou tudo ali, no que vimos esta semana.

Também vemos um crescimento da consciência do jovem Bruce Wayne. Ele finalmente sai da mansão, do canto acolhedor que os pais deixaram para ele, e teve a primeira ação para investigar os podres das Indústrias Wayne. É uma história que pode acabar nos ligando finalmente ao grande mistério da série: quem matou Thomas e Martha Wayne.

gotham

Pode parecer bobo, mas essa investigação é algo definidor da personalidade do Cavaleiro das Trevas no futuro. Por muito tempo, nas HQs, Joe Chill foi a identidade do assassino. Na saga Zero Hora, de 1994, a cronologia foi mudada e a identidade do criminoso nunca foi descoberta. Era a jogada da DC para justificar um Batman mais sombrio, alguém que nunca teve justiça pela morte dos pais. Em 2006, Chill foi reintroduzido na cronologia. Fica a deixa para aquilo que os produtores podem inovar na televisão.

É um mistério que tem relação total com aquilo que está sendo construído em Gotham. E o mesmo se pode dizer da escalada desse tal de Oswald Cobblepot... ;)