E é assinada por Grant Morrison!
Com tanta atenção dada ao Shazam desde ontem, hora de dedicar um espaço para a versão britânica do personagem: Miracleman ganhará a primeira história inédita em mais de 20 anos. Tá, você nem sabia quem é o Adão Negro, nem vai saber quem é o Miracleman... CALMAE, deixa explicar
Como você leu aqui no JUDÃO, a editora Fawcett foi proibida de publicar as HQs do Capitão Marvel após um acordo jurídico com a DC, em 1953. Isso afetou a publicação do personagem no Reino Unido, no qual fazia muito sucesso. Pra resolver o problema, a editora L. Miller & Son chamou Mick Anglo para criar uma nova versão do herói – e, assim, surgiu o Marvelman. Nos anos 80, o personagem foi resgatado na revista Warrior e, depois, num gibi próprio – e passou a ser chamado de Miracleman para acabar com os problemas legais com a Marvel Comics. Nessa época, nomes como Alan Moore e Neil Gaiman trabalharam nos roteiros e transformaram o herói num sucesso cult.
Nos últimos anos, a Marvel entrou em acordo com o Neil Gaiman (que conseguiu os direitos do Miracleman após uma treta com Todd McFarlane) e passou a republicar não só as HQs clássicas do Mick Anglo, como também os gibis da fase Moore/Gaiman agora em 2014. Ano passado, a Casa das Ideias prometeu que publicará Miracleman #25, um gibi inédito escrito por Gaiman e nunca publicado simplesmente porque a editora faliu antes.
Agora a Casa das Ideias foi além: anunciou a primeira história totalmente inédita do herói publicada em 20 anos não será essa do Gaiman. Teremos uma antes, em dezembro, em Miracleman Annual #1, que terá um roteiro perdido escrito por Grant Morrison há quase 30 anos, que terá arte de Joe Quesada (atual CCO da Marvel). Além disso, a edição terá também uma história totalmente inédita escrita por Peter Milligan e desenhada por Mike Allred. A capa levará a assinatura de Gabriele Dell’Otto, com variante por Jeff Smith – sim, o mesmo de Bone.
Essa HQ perdida do Morrison é, aliás, bem famosa entre os fãs do Miracleman. Ainda jovem, o quadrinista escreveu o roteiro com aprovação da editora em meados dos anos 80. Porém, o roteirista pediu autorização pro Alan Moore, responsável por recriar o herói anos antes e que ainda cuidava do gibi. A resposta? “Back off”. A história, então, foi pro limbo.
Quando a Marvel pegou os direitos de publicação, ficou sabendo dessa história e perguntou se Morrison ainda tinha o roteiro. Ele tinha, mas enviou com uma condição: que Joe Quesada desenhasse. Agora, todo mundo vai poder ler. ;)
Nos EUA, Miracleman Annual #1 será publicado em dezembro, na véspera de ano novo. No Brasil não há previsão de quando esse material pode chegar. De qualquer forma, o preview está a seguir. ;)