Uma declaração e um objetivo bastante ousados. Mas que fazem sentido se levarmos o histórico do sujeito em consideração.
Em maio de 2018, Sylvester Stallone abriu suas asas em Hollywood e lançou sua própria produtora com Braden Aftergood, produtor executivo de A Qualquer Custo e Terra Selvagem. Inspirada no seu personagem mais famoso, a Balboa Productions nasceu com o objetivo de criar projetos para cinema e televisão com foco em ação.
Ainda no nascimento, a empresa assinou um contrato plurianual bastante lucrativo com a Starlight Culture Entertainment para o desenvolvimento de filmes, incluído nisso um fundo de US$ 100 milhões – a empresa subsidiada por dinheiro de investidores chineses vem fazendo um certo barulho em Hollywood após assinar contratos com outros diretores como Jonathan Liebesman, Alan Taylor e Robert Zemeckis.
Silenciosamente, a Balboa Productions já criou e vendeu diversos conteúdos para parceiros como MGM e a NBCUniversal. Neste momento, a produtora tem cinco longas-metragens bastante distintos em desenvolvimento avançado, como uma refilmagem em inglês do suspense dramático sul-coreano The Gangster, The Cop, The Devil, uma produção estrelada pelo indonésio Iko Uwais intitulada The Bellhop e o filme de monstro Arcane, dirigido por Corin Hardy.
Anteriormente, Stallone já tinha anunciado que estrelaria um filme de super-heróis chamado Samaritan, além de produzir uma cinebiografia dirigida por Antoine Fuqua ainda sem nome sobre Jack Johnson, o primeiro campeão afro-americano da categoria peso-pesado – esse último projeto já está nas mãos da MGM sendo supervisionado pessoalmente por Jonathan Glickman, o presidente do estúdio.
O próprio Glickman afirmou que é artisticamente interessante trabalhar com Stallone porque “ele está disposto a contrariar as convenções e fazer algo menos tradicional”, apontando como ele entregou Creed nas mãos de Ryan Coogler que tinha “apenas” a incrível produção independente Fruitvale Station: A Última Parada no currículo.
Já no campo televisivo, Stallone e Aftergood vão fazer um reboot do thriller Falcões da Noite, lançado em 1981, e o drama policial The Tenderloin, já vendido para o History Channel. E segundo o próprio Aftergood, muitos roteiristas estão procurando a Balboa na esperança de conseguir vender suas histórias, então essa lista de futuras produções deve aumentar.
Para Stallone, a Balboa Productions é uma extensão da marca estabelecida durante quatro décadas na indústria cinematográfica com a chance de perpetuar seu legado e continuar contando histórias sobre azarões vencendo as adversidades, exatamente como aconteceu com o próprio Rocky.
Em entrevista para a Variety, Aftergood disse que o objetivo é ser o “melhor lugar para a ação” e quer que sua produtora siga o modelo da Blumhouse, se especializando e prosperando em um gênero.
Apesar de confirmar que essa é uma declaração ambiciosa, Aftergood elogiou o trabalho da Blumhouse ao “possuir o espaço de terror”. O executivo ainda completou que “não há razão para não podermos possuir o espaço de ação de maneira semelhante” — e vamos combinar que ele está certo.
Stallone não apenas tem sua própria experiência com suas produções, como também a visão certa para filmes de ação que vão além da ação. E, assim como a Blumhouse fez com os filmes de terror, Balboa também pode abocanhar um gênero que está relegado aos grandes nomes em grandes estúdios, mas que dificilmente arriscam como poderiam (e deveriam).
Pra não concorrer com Mulan, Bill & Ted 3 vai estrear em VOD mais cedo: 28 de Agosto! https://t.co/Bu3VBYYW8X