Com o anúncio do elenco de Turma da Mônica – Laços, Mauricio de Sousa faz história mais uma vez
“Vai bater recordes. Não tem ninguém que não conheça a Turma da Mônica. Quer dizer, talvez alguém lá no fim da Amazônia... Se bem que eu já visitei algumas tribos indígenas e tinha gente desenhando os personagens” brincou Mauricio de Sousa, em coletiva de imprensa realizada na sede da MSP, em São Paulo. Sabe das coisas, esse cara.
Mas mais do que recordes de bilheteria e público, Turma da Mônica – Laços, o filme, fez, nessa mesma coletiva, realizada nessa sexta (29), algo muito maior e mais importante: marcou a história da cultura pop Brasileira. Porque conhecemos Giulia Barreto (dona de um sorriso ACALENTADOR), Kevin Vechiatto (o mais alto dos quatro, o que vai até permitir que ele os “baixinha” não sejam aleatórios), Gabriel Moreira (carioca e Flamenguista, uma bom CONTRAPONTO ao paulistano e Corinthiano dos gibis) e Laura Rauseo (toda sensível <3) foram anunciados como as primeiras pessoas a dar vida, sem nenhum tipo de collant ou máscara gigante na cabeça, à Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, respectivamente.
Pra nós do Brasil, a sensação é mais ou menos como a de quem um dia conheceu Emma Watson, Ruppert Grint e Daniel Radcliffe. Inclusive a de amor pelas crianças que, putaquepariu, são o mais puro carisma. :)
Filmes da Turma da Mônica existem aos montes; a Mauricio de Sousa Produções tem toda uma divisão dedicada aos “live actions”, aqueles shows e peças de teatro e coisas assim; mas é a primeira (ou, se você for purista e voltar algumas décadas no tempo, segunda) vez que pessoas de carne e osso darão vida aos personagens criados por Mauricio de Sousa — o que pode ser colocado na conta de Sidney Gusman, o responsável pela ideia das tais Graphic Novels. “Essa é a mais vendida da linha, provavelmente a mais vendida de todos os tempos”, contou ao JUDÃO o nosso querido Sidão na comic con de São Paulo em 2015, quando o projeto foi anunciado.
Turma da Mônica – Laços, escrita e ilustrada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, começa quando Floquinho, o cachorro do Cebolinha, aquele que ninguém sabe se vai ou vem, desaparece, fazendo com que os quatro amigos partam numa aventura em busca do cachorro. É um grande teste pra amizade dos quatro, que sai ainda mais fortalecida, e também um grande teste para o diretor Daniel Rezende (do sensacional Bingo – O Rei das Manhãs). “É o filme mais divertido no qual trabalhei, mas vai ser complicado: tem crianças, floresta, noite e um cachorro. E filmamos entre Dezembro e Fevereiro, que quase não chove, né?”, contou.
Foram 7500 crianças que se inscreveram para tentar os papeis, das quais 1900 foram chamadas. Dessas, 90 fizeram testes com o diretor e 18 com um preparador de elenco. Depois de seis meses, os quatro descobriram, juntos, que seriam a Turma da Mônica, quando o próprio Mauricio contou — o que você pode assistir nesse vídeo aí em cima. E se prepara, porque é bem provável que a emoção da Magali e o sorriso da Moniquinha te façam chorar. :)
“De alguma maneira, a gente olhou pra eles e enxergou a Turma da Mônica. Foi muito emocionante, vocês não imaginam o que é olhar para essas crianças que vão representar uma parte da minha infância” afirmou Mônica Sousa, A Mônica. “Sua não, de todos eles”, completou, mais uma vez sabiamente, o papai Mauricio. ;)
Com roteiro de Thiago Dottori (VIPs, Os 3, La Vingança e Psi) e supervisão de Luiz Bolognesi (Bingo, Como Nossos Pais e Bicho de Sete Cabeças), Turma da Mônica – Laços começa a ser filmado na segunda quinzena de Dezembro e deve estrear em Julho de 2018, bem nas férias da chamada CRIANÇADA.
Ainda não foram definidas as locações (serão em três cidades, mas ainda não foram reveladas) e o elenco adulto será anunciado em breve (muito provavelmente na época da comic con de São Paulo que, pelo BURBURINHO na MSP, terá bastante coisa relacionada ao filme — incluindo lançamento da terceira e última parte da trilogia, cujo título é Lembranças). Quer dizer, tirando o Mauricio, que vai fazer algum tipo de participação, já confirmada... Ou algo assim. :)
Mas, assim... A história da cultura pop Brasileira foi feita nessa sexta-feira. Foi a primeira página de um capítulo que só tá começando. Em Julho de 2018 provavelmente teremos o clímax... Que poderá ser, por que não?, um novo começo. Material — e fãs — é o que não falta. :)