Ele daria uma ajuda ao Bob Harras (também ex-editor-chefe da Marvel) durante a mudança da DC
A DC fará uma grande mudança em abril de 2015. Nesse mês inicio a fase final do processo no qual o escritório de Nova York será definitivamente fechado e a editora passará a operar em Burbank, Califórnia, sede da Warner Bros. Digamos que não será uma mudança fácil, já que envolverá a contratação de alguns funcionários novos (e a demissão de quem não topar mudar) e a efetiva mudança de costa do pessoal que vai continuar – algo que envolve a vida e a família como um todo. Não será um período fácil.
Por isso, rolam diversos boatos sobre esse período de transição. Já ficou claro que a editora está se preparando, já que as três revistas semanais (algo que demanda muito trabalho editorial) programadas para 2014-15 terminam exatamente antes da mudança. Mas, e depois?
Ao que parece, existem dois projetos na mesa. Um é fazer uma transição suave, com os escritórios de NYC e LA funcionando ao mesmo tempo, com um funcionário saindo de um lugar e indo pro outro de cada vez – e treinando os novatos. No final, o último que sair apaga a luz e pronto. Editora mudada. Só seria um processo demorado.
Já o segundo projeto, mas abrupto (e, querendo ou não, mais rápido de finalizar), envolve despachar os velhos funcionário para a Califórnia todos juntos, em abril. Em seguida eles teriam algumas semanas não só pra mudar com a família, desembalar as coisas e se acostumar com os dias ensolarados, mas também para treinar os novos funcionários. Em dois meses, como prevê o staff da DC, todo mundo estaria na mesma página e a vida seguiria.
Mas... Quem tocaria as publicações nesse período? Ok, tem o pessoal de NYC, que não vai mudar e vai acabar demitido em seguida, mas com caras como o editor-chefe Bob Harras de mudança, a editora não poderia ficar sem uma cabeça. E é aí que, de acordo com o Bleeding Cool, entra Tom DeFalco, ex-editor-chefe da Marvel.
DeFalco (que, entre outras coisas criou a Garota-Aranha e o universo conhecido como MC2 na Casa das Ideias) está na DC desde 2011. Lá, entre outros trabalhos, escreveu uma fase do Superboy pós-reboot. O cara seria a escolha ideal para coordenar, como o Bleeding Cool chamou, uma “segunda unidade” da DC, assumindo as responsabilidades editorias da casa ao lado do Bob Harras. DeFalco lideraria um evento, ou um grande crossover, de dois meses, cobrindo o espaço deixado pela mudança e sem deixar cair drasticamente o número de publicações.
Como 2015 também marca os 30 anos da clássica Crise nas Infinitas Terras, esse mini-evento poderia ser até uma homenagem ao crossover oitentista.
Vale dizer que Tom DeFalco tem a experiência necessária para o cargo e com grandes sagas no currículo. Nesse último quesito, ele participou, na época do Homem-Aranha, de Carnificina Total e do final da Saga do Clone, quando finalmente revelaram que Peter Parker era realmente o... Peter Parker.
Além disso, ele foi editor-chefe da Marvel entre 1987 e 1994. O cargo foi brevemente extinto em 1994, com um grupo de editores-chefes assumindo a Casa das Ideias – mas, eventualmente, Bob Harras acabou ocupando o posto a partir de 1995. Sim, é justamente o mesmo Harras que, hoje, comanda as publicações da DC.
Tom DeFalco não quis comentar o assunto, muito menos a DC. Mas o boato faz sentido. E, pra quem acompanhou o universo MC2, aparece até interessante...