Círculo de Fogo: uma boa e uma má notícia | JUDAO.com.br

Sequência vai sair, SIM! Mas…

Eu tenho uma boa e uma má notícia pra vocês. Tenho também uma ótima, que é o retorno da busca de GIFs nativa no twitter, mas essa é outra história. Eu ME PERMITO começar com a boa, independente da sua preferência, por razões de storytelling. ENFIM.

Depois de uma treta gigantesca, que envolveu King Kong e Godzilla e colocou a sequência num limbo que parecia eterno até uma empresa Chinesa comprar a Legendary Pictures, é oficial: Círculo de Fogo 2 vai acontecer.

Esqueça 2017 como data de lançamento. Aliás, é bom esquecer tudo o que você ouviu falar até agora sobre a sequência, já que as coisas serão diferentes — talvez a Maisie Williams ainda tenha um Jaeger pra chamar de seu como prometido, mas é só.

E a razão é que é a má notícia: não é Guillermo Del Toro que vai dirigir o filme.

Steven S. DeKnight, criador de Spartacus e showrunner da primeira temporada de Demolidor (com créditos em Dollhouse, Smallville, Angel, Buffy, entre outros), vai estrear na direção de longa metragem com Círculo de Fogo 2, com Guillermo Del Toro ficando com o cargo de produtor e Jon Spaihts, que escreveu alguma coisa de A Hora mais Escura, Prometheus e Doutor Estranho, com o de roteirista.

Em outras palavras: será Círculo de Fogo, mas não será o Círculo de Fogo de Guillermo Del Toro. Por mais empolgado que ele esteja com isso (é só seguir o @RealGDT no twitter pra perceber), por mais empolgados que NÓS estejamos com isso... Não é a mesma coisa.

Pacific Rim

Vamos pegar X-Men e o Universo Marvel dos Cinemas como exemplos. Matthew Vaughan resolveu que não iria dirigir X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, mesmo depois do sucesso de Primeira Classe. Foi uma questão de horas até que Bryan Singer (re)assumisse o cargo, provando que a Fox tinha TODO um plano que independia de quem fosse dirigí-lo. O resultado foi ótimo.

(Bryan Singer assumiu a bronca toda com X-Men: Apocalypse e isso tem assustado muita gente, mas é assunto pra outro momento...)

Nos filmes da Marvel, existe um plano. O estúdio sabe exatamente onde quer chegar e, literalmente, procura pessoas que possam guiar os filmes por aquele caminho — e nada mais. Deu certo no começo com Jon Favreau e Joss Whedon, mas os dois se cansaram das pressões e vazaram. Edgar Wright nem chegou a começar seu trabalho com o Homem-Formiga... E deu tudo certo, até agora. Os diretores que passaram por lá deram sua contribuição, alguns se destacaram mais que os outros mas, de maneira geral, o plano foi seguido.

E vai ser assim com Star Wars daqui pra frente, também, de uma maneira um pouco diferente.

SE o mesmo acontecer com Círculo de Fogo, com todos os planos de Guillermo Del Toro sendo seguidos, o trabalho de Steven S. DeKnight tá praticamente garantido. Mas tudo aquilo que fez de Círculo de Fogo o filme apaixonante que é — a visão, o cuidado e a paixão de Del Toro por toda a cultura oriental, mechas, kaijus e a porra toda — já era. E não por ser DeKnight o escolhido, e sim porque seja lá quem fosse, não seria Guillermo Del Toro.

Então é isso: pensando pelo lado bom, teremos mais Jaegers e Kaijus saindo na porrada no círculo de fogo do Pacífico. Infelizmente, porém, não será do jeito que a gente queria que fosse desde que o primeiro filme chegou aos cinemas. ¯\_(ツ)_/¯

PoOOoOooODCAST! Guillermo Del Toro

Guillermo Del Toro

OUÇA!

Isabela Boscov fala sobre cinema, a partir de todo o tesão que Guillermo Del Toro sente pelas histórias que conta — e que tenta contar. Com Borbs, Renan Martins Frade e Leandro Iamin na mesa de som. :)

LINKS!
Blog de Cinema e TV da Isabela Boscov
A pornografia de Guillermo Del Toro
Maisie Williams pilotando um Jaeger?
Já tá na hora de um Hellboy 3, né?
Guillermo Del Toro joga pra galera!
The Strain: vampiros com gosto de Del Toro